terça-feira, junho 28, 2005

Crucificado

Um dos atos mais cruéis do ser humano é o julgamento. O pré-julgamento então, nem se fala. Julgamos tudo e a todos. Pessoas, situações, sentimentos, idéias ... Tudo. Julgamos com caráter e sem caráter, com conhecimento de causa e sem esse conhecimento. O grande problema é que nunca julgamos o que achamos que estamos julgando. Na verdade, sempre julgamos a mesma pessoa, nós mesmos. Somos nós que estamos ali sozinhos esperando um dedo acusativo. Julgamos a nós mesmos porque somos parciais. Acreditamos que os outros pensam como nós. Agem como nós. E usam para isso nossas mesmas razões. Quando entenderemos que o outro é diferente de mim? E que ele também é uma pessoa com história, com sentimentos e, acima de tudo, com racionalidade? Esta racionalidade pode até não ser entendida claramente por nós. Ela, entretanto, existe. E pode ser completamente diferente daquela que nos faz agir. Temos que tomar cuidado e só aceitar. Nos cabe apenas isso. Aceitar ou não o outro. Mas tem que ser o pacote comnpleto. Ações, sentimentos, razões, loucuras etc. Não temos poder para mudar. Repito não temos o poder de julgar. Nem que isso seja apenas para nós mesmos. Todo julgamento vem carregado de nossos medos, nossas idéias, nossas experiências e não serve mais que um garfo para tomar sopa. Sentirás o gosto da sopa. Poderás ter uma idéia do que ela é, mas, ao mesmo tempo, separarás de ti tudo o que seja sólido dela. Te afastarás do real conhecimento de sua essência. Julgar é colocar uma venda sobre teus olhos, baseada nos teus erros e acertos, e nunca mais ver o que realmente tens na frente.
Solução? Maturidade, serenidade, respeito, educação, inteligência, calma e, acima de tudo, trate os outros como gostaria de ser tratado.
Quem acredita, o próprio Cristo disse: "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei!".
Ele era Ele. Nós não somos. Por isso sofremos tanto de um lado quanto de outro. Julgamos e somos julgados o problema é que nunca estamos dispostos a pagar a pena. Muito menos a indenização em caso de erro. Neste caso a justiça é omissa. Ao menos a dos homens ...

4 comentários:

Anônimo disse...

Será? ???? Pq a vida tem tantas indagações?????
Ainda acho que tu copia isso tudo de algum lugar!!! Mas ficou bonzinho.....kakakak!!!!
Mas, afinal, quem é vc??? é homem? é mulher? é velho? é novo? é taum inteligente... ou se faz de...?
Naum sei quem é vc.... mas hj me fez passar por todos os sentimentos de que um ser humano é capaz...
Uma coisa é certa....deixe essa tua superioridade e pare de joguinhos...se vc é tudo isso que diz ser apenas demonstre...naum se faça de senhor absoluto.... até pq os erros de português estaum aí....tô brincando....
Mas lembre-se: trate os outros como gostaria de ser tratado....
Bom, já que não posso cobrar se eu não fizer... agora a minha descrição...
Eu (por eu mesma):sou criançona. sarcástica, loka por atingir a perfeição (sim a perfeição existe na minha cabeça), chorona, engraçada, adoro fazer os outros ficarem felizes...., em tudo na vida vou de cabeça.... talvez por isso só me ferre....ai se eu naum gostasse tanto do sexo oposto....acho que seria mais fácil.... pois os homens (será que tem algum que nem akele do MSN?)...
...ah .. os homens...uiuiuiui que dilicia....eles só querem no final é gozar....calma.....naum estou generalizando....mas digo a grande maioria....
Isso é só 1% do que eu queria falar... mas me despeço do mesmo modo como cheguei...assim com o assunto pela metade mesmo...

Miguel disse...

Palavras apenas como as minhas. Palavras ...
Nada mais
Beijos

Anônimo disse...

Eu ajo, tu ages, ele age.
Nós agimos, vós não sei, eles agem.

Miguel disse...

Somos humanos lili e
sou humano Dani ... mas você não existe ehehehehe