quinta-feira, julho 07, 2005

Povo

Tenho ficado enojado com o Brasil. De todos os países que conheci, somos de longe, e de maior quantidade de salafrários, sem vergonhas e calhordas. O congresso cada dia que passa se parece mais com um bando ou uma corja. Um que resolveu falar, e acho que era para amenizar a sua pena, agora leva tudo pelo ralo. Escândalos e mais escândalos. Gente chorando, falando na família e principalmente no povo. A palavra povo tem servido para justificar ou minimizar os mais absurdos crimes. Mas como sempre, o povo não viu nem sombra dos negócios excusos feitos com o seu dinheiro. É o melhor patrão que existe. Não fiscaliza, não critica, não demite e ainda aceita que seus empregados aumentem os salários, verbas e diminuam seus horários e atribuições. Pior, aceita receber ordens incontestes deles.
Brasília é uma falta de respeito. Longe de tudo e perto de muito dinheiro e poder. A cidade com maior renda per capita do país. Quem não é funcionário público é CC. Os outros são povo. Ou seja, quase nada. Aquilo é tão pútrido que não sei se vale a pena remexer mais nesta fossa. Quanto mais se mexe mais fede. E continuam os crocodilos falando de empresas em nomes de outras pessoas, apartamentos de luxo em outros países, carros, viagens a Fernando de Noronha, com lágrimas nos olhos.
Lágrimas tinha a mãe que vi agora a pouco com o filho nos braços e sem conseguir interná-lo, com problemas respiratórios, no hospital próximo de minha casa. Ela chorava. O filho gemia. Ela não ganhava mensalão. Não tinha mordomia. Não falava em povo ...
Não se engane, falar em povo é como se nos referíssemos a um ente distante de nós, porquê, quase sempre, não nos reconhecemos como tal. É o sórdido espírito de elite que a classe média tem nesse país. Não queríamos ser um país de escravos. Não queríamos ser um país de aristocráticos donos de terra. Não queríamos ser um país de comunistas (pelo que possa isso valer!). E, hoje não queremos ser um país de corruptos.
Somos um país sem brio onde o povo não sabe que existe e os mandatários procuram não saber da sua existência. Então porque ainda falamos nesta palavra?

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!!!Revolta hj?
MAS....Foram sábias palavras!!!

Anônimo disse...

Realmente é um absurdo tudo o q está acontecendo. Cada dia que passa, é alguma coisa q aparece a apodrece.
Lamentável, sem comentários...
Bjs