quinta-feira, julho 14, 2005

Capote

Homens, tacos e bolas. Cervejas, risadas e mais risadas. Esse é o ambiente da sinuca. Com alguns amigos, descobri coisas interessantíssimas sobre mim, sobre a sinuca e sobre a vida na última terça. Em primeiro lugar percebi que me falta técnica, experiência e talento para a sinuca mas me sobra auto-confiança. Em seguida percebi o quanto precisamos de ajuda, na sinuca e na vida. Tudo pode ser motivo de erro, o taco, a bola, enfim tudo, mas o amigo que te dá força e que te apóia continua ali. É bem verdade que de longe, afastado do ato mas não das consequências. Amigos são assim. Não podem tomar decisões por nós mas enfrentarão as consequências ou não são amigos. Minha vez de jogar. Não sei o que fazer. Tomo mais uma cerveja e tudo começa a melhorar. É assim na vida também. Por vezes o caminho não é claro mas precisamos de uma dose de coragem e ousadia acompanhada de pingos de fantasia criadora. O álcool faz isso. Na vida acho que é o amor. A tacada foi horrorosa. Nada deu certo. Mas, aquela bolinha que rebateu em tudo encaminha-se graciosamente para uma caçapa nunca imaginada. De novo é a vida. Os efeitos não controlados e nem imaginados acabarão por acontecer e quando você estiver ciente de si e deles poderá mudar a situação e tentar melhorar os seus resultados. Adaptação é a chave.
Bola difícil, longe e caçapa!!! Bola perto, barbada e nada ...
Exatamente como na vida. Acertar e errar é uma questão de chance, nada mais. Quantas vezes "miramos no que vimos e acertamos no que não vimos"? Vangloriar-se dos sucessos só serve para afastar-se do caminho. Calejar-se dos infortúnios significa perder o elã da caminhada. Aceitação é o caminho. Nunca passiva. Nunca contemplativa. Mas nunca agressiva ou pré-estabelecida. A vida é um barco sem vela. Você não está totalmente dentro ou fora do controle, mas pode ler os sinais do mar e do vento para preparar-se para a tempestade ou descansar sobre o sol da calmaria.
A vida é exatamente como a sinuca. Eu quase quebrei os tacos duas vezes. Quase rasguei o feltro umas três. Coloquei todas as bolinhas para fora da mesa. Acreditem!!! Todas! Acertei algumas, errei outras. Mas eu estava jogando. Auto-confiança, imaginação e vontade. Espero que eu jogue melhor na vida do que na sinuca ... Não quero levar capote. Sei , no entanto, que é uma possibilidade.
E os amigos ficaram lá a noite toda. Rindo. Acertando e errando. Enfim ... Amigos!
Exatamente como na vida, aliás ...

3 comentários:

Anônimo disse...

É realmente espero q vc jogue melhor na vida do q na sinuca, pelo o q vc me disse, não leva jeito pra coisa...Beijos da Luazinha!!

Miguel disse...

Eu jogo sinuca muito bem ... aquele dia eu estava meio avoado é só isso mas eu nasci em cima de uma mesa de bilhar.
Beijos

Anônimo disse...

Parece que eu perdi mais que um jogo de sinuca na terça...mas fazer o que né?!hehehehe
Saudades de vc!
Bjão