quinta-feira, março 02, 2006

Pé-de-Meia

Sim, vivemos num capitalismo desenfreado. Sim, vivemos num mundo onde o ter representa muito mais que qualquer outra coisa. Negar evidências da época que se vive é como ser taxado de insano pelo próprio tempo. Sem problemas com isso, certo?
Errado.
Na realidade isso é tão parte dos julgamentos que se fazem em nosso tempo que é impossível não ser medido pelo que se tem. E o pior é acreditar que se você não tem é porque algum problema há. Se você não tem carro é porque gasta de mais com outras coisas não muito cristãs. Se não tem apartamento é porque não tem um trabalho que possa te prover isso, então é quase um atestado de incompetência.
Pelo que temos vão se formando juízos sobre nós, até aí nada de novo no reino da Dinamarca. Mas pelo que não temos se faz exatamente o mesmo, com efeito bem mais devastador.
É mais fácil aceitar um canalha numa BMW do que uma pessoa honesta a pé. Antes isso era uma grande lenda urbana. Uma forma de pensar que era criticada ainda que praticada. Agora é uma hegemonia.
Hoje eu senti na carne isso. E não reagi muito bem não. Fico pensando nas loucuras que esse tipo de julgamento pode trazer, ainda bem que não sou negro e homossexual.
Pode não parecer, mas esse tipo de pensamento é de uma rudeza absoluta, mas ao mesmo tempo tem uma força de verdade que não pode ser vencida por simples textos ou manifestações.
Assim deixo aqui o meu protesto: Compro BMW apenas para ser uma pessoa melhor ...

3 comentários:

Anônimo disse...

"Vc só vale o que tem"... isso tb me revolta muito. Até agora ainda não passei por um tipo de situação que tomasse por parâmetro todas as minhas posses(que, na verdade, resumem-se a 6 gatos), mas aqui onde moro isso é visível até mesmo entre "gays e negros" e as outras classes, sabia??
Uma conhecida que faz programa e que tb é negra me respondeu certa vez que p/ ela não existe homem feio, gordo ou careca. Existe é homem sem dinheiro e, desse tipo, ela sai correndo... p/ vc ver como são as coisas...
E aí, aproveitou o carnaval?? Bjão, meu lindo.

Miguel disse...

Nada de carnaval ... contabilizando o vil metal para chegar em março. É a vida ...
Tem um BMW para vender?

Anônimo disse...

É.. daquelas coisas que dão muita raiva mesmo. Há tempos descobri que beleza também faz muita diferença nesta vida.. inacreditável, mas comprovado.
Difícil aprender a viver livre destes julgamentos, indiferente.. e ser feliz. Este é um dos maiores segredos do universo.. q tu tenhas boa sorte. Eu tenho tentado.