quinta-feira, dezembro 22, 2005

Xeque-Mate

Têm pessoas que são de ouro e a gente não percebe. A vida nos dá essa possibilidade quando essas pessoas já se foram. Acho que eu, com algumas delas, estou conseguindo me antecipar aos acontecimentos. Estou conseguindo reconhecê-las quando ainda têm pérolas para me oferecer. Isso não depende de idade. Isso não depende de proximidade. Isso é uma mistura de serenidade, virtude e inteligência. Serenidade para reconhecer as pérolas. Virtude para saber aceitá-las, e inteligência para aprender com elas.

O enxadrista - A vida é gozada, eu já tive dois processos cancerígenos e me segurei. O que está acabando comigo é minha casa.
O príncipe - Tua casa? Como assim?
O enxadrista - Sim, toda vez que volto para ela e não encontro o viço de gente.
O príncipe - Solidão ...
O enxadrista - Não, solidão é algo que aprendemos a conviver. Eu falo simplesmente de silêncio, descaso e esquecimento. E tudo isso em vida.
O príncipe - De certa forma eu posso ajudar ...
O enxadrista - Quando um homem não tem mais prazer em voltar para casa ele não pertence mais a esse mundo.
O príncipe - Solidão ...
O enxadrista - Solidão é palavra bonita de poeta que mascara o vazio que a gente realmente sente. Solidão é algo. Mas ela expressa o nada.

Ele sorveu o último gole de cerveja, tocou em seu estômago, onde um outro tumor forma-se, levantou-se e me disse:

O enxadrista - Feliz Natal. Só te desejo que sempre queiras voltar para casa.

Me abraçou e meus olhos marearam. Marearam porque por um momento eu estava sem vontade de voltar para casa. Não tenho esse direito. Eu ainda não tive dois processos cancerígenos. O sol ainda nasce para mim como esperança e não como saudade.
Muito obrigado meu caro enxadrista. Espero que a nossa vida possa seguir como um reles peão, que se precipita pelo tabuleiro encarando todas as tempestades e sendo apenas um peão. Quem sabe chegue à oitava casa, onde possa ser coroado dama. Quem sabe ...

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha... a respeito do outro texto.. tu sabe onde eu posso encotrar um roteirista legal, com pouco uso, único dono, essas coisas.. pra vender?? ou alugar?.. é q to precisando dar uma ajeitadinha na minha existência...hehehe.. e outra.. tu poderia me esinar a jogar xadrez?? eu só sei o movimento em L do cavalinho.. q coisa..!.. mas falando sério agora..adorei teus textos... aquele abraço!

Miguel disse...

valeu e quanto ao xadrez ... a hora que quiseres. Ou todas as horas que quiseres se fica melhor entendido. Quanto ao roteirista "Carpe Diem".

Beijos guria