quinta-feira, dezembro 15, 2005

Força Bruta

Vou fazer algo odioso agora. Um amigo meu, que também tem um blog (http://ineverdreamed.blogspot.com) esses dias postou um texto que de primeiro impacto me tocou. Entretanto, como toda a "filosofia" da rede pensando um pouco achei ele (o texto) bem parcial e como vivi muitas das coisas ali descritas acabei me sentindo atacado. Não pelo amigo, é óbvio, mas pelo conteúdo do texto que, de certa maneira, me punha em xeque. Minhas convicções, minha forma de ver o mundo etc. Como não sou de afastar peleia, vou responder o texto todo. Assim, vou reproduzir o texto e minhas partes vão estar em vermelho. Deixo a vocês a simples leitura ou a manifestação. Sei que isso não se deveria fazer, mas como disse, me senti atingido então "enquanto tiver bambu vai flecha!"

O texto
"Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E, então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.

Na verdade isso é sorte, nós fazemos a circunstância e mudamos aquilo que nos incomoda, isso é o que chamamos de ação sobre a realidade e não uma forma bem "melzinho na chupeta" de achar que "eu seguro todas". Transforme a vida em algo que você possa viver e não espere dela mais do que mágoas e desentendidos. A felicidade não é um objetivo é um processo. Isso eu chamo de Fibra.

Quando me amei de verdade, pude perceber que a minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra as minhas verdades. Hoje sei que isso é... Autenticidade.

Se você está sofrendo isso mostra que você é humano e que se inconforma com a vida. Esse é o primeiro sinal para saber que você pode mudar. Sofrimento não é sinal de estar indo "contra você" e sim um sinal de que você está indo contra aquilo que lhe imputam. Incomode-se com o mundo. Não se deixe aprisionar. Este é o melhor caminho para a eternidade. As pessoas nunca esquecem aqueles que realmente se propuseram a mudar, sofrendo ou não. Isso eu chamo de Fortaleza.

Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje chamo isso de... Amadurecimento.

Desejar que a vida seja diferente é extremamente salutar. Virar aquelas pessoas que aceitam a realidade sem luta é morrer a cada segundo. A questão é não apenas desejar e sim levantar as bandeiras das mudanças. Uma outra amiga (http://www.caiuafisha.blogger.com.br/) escreveu esses dias no msn uma frase digna de recordação. Escreveu ela assim: "Se as coisas não mudarem eu vou ter que mudá-las ...". Simplesmente fantástico! Sentar e esperar só cria rugas e faz a bunda cair. A princípio todos vamos amadurecer, ainda que algumas pessoas teimem com a vida e sofram mas é escolha própria. A questão é como fazê-lo. Voilá! Isso eu chamo de Engrandecimento.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é... Respeito.

Nossa essa é o cúmulo do "não tô fazendo, você também". O velho poeta* dizia: "A vida é a arte do encontro embora haja tanto desencontro na vida". A menos que você se imagine como moléculas com movimento browniano, que se chocam ao acaso, Make you day!! Outro poeta, só que castelhano,** disse: "A oportunidade é como o ferro há que se bater enquanto quente". Ora, não é desrespeito ir atrás daquilo que se quer, principalmente com o coração. Mais uma dos poetas, esse musical***: "Eu por exemplo na paixão, mesmo que tenha que sofrer eu abro o jogo e o coração e deixo o meu barco correr". Enfim, a primeira pessoa a ser respeitada é você mesmo. Seu coração vai lhe cobrar um preço alto pelo que você poderia ter feito e as cicatrizes do que se fez ele quase não se incomoda ... Isso é o que chamo de Atividade.

Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável ... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama... Amor próprio.

Engraçado, ali em cima ele disse que entender essas adversidades era AMADURECIMENTO. Agora ele se livra somente do que entende por lhe fazer mal. Essas coisas não combinam. Ele se desdisse. Como se pode amadurecer sem adversidades? Eu conheço pessoas que viveram a vida inteira dentro de conchinhas protegidas pela família, ex-marido ou por criações psicológicas suas que não cresceram. Existe outra questão também. Algumas vezes, para não dizer muitas, não estamos em capacidade de dizer o que realmente nos é bom ou ruim. Outro poeta****, agora de língua inglesa: "I was once like you are now, and I know that it’s not easy, To be calm when you’ve found something going on. But take your time, think a lot, think of everything you’ve got. For you will still be here tomorrow, but your dreams may not" (Eu fui uma vez como você é agora e sei que isso não é fácil. Fique frio quando achar que algo deve ser posto de lado. Não se apresse, pense muito, pense em tudo o que você tem ou é, porque VOCÊ estará aqui amanhã mas seus SONHOS podem não.) Isso eu chamo de Sabedoria.

Quando me amei de verdade, deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é... Simplicidade.

Bom, a "menos pior" até agora. De qualquer forma nós somos aquilo que pensamos ou sonhamos. Não abdique disso por nada nem por ninguém. Talvez aqui se faça exceção por filhos e pais. Falo talvez porque não tenho base para análise. Outro poeta#: "Sou amante do sucesso, Nele eu mando nunca peço, Eu compro o que a infância sonhou, Se errar eu não confesso, Eu sei bem quem sou ..." e uma mulher fantástica ##: "O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." Seja do tamanho que for, não se conforme. Conformidade leva à velhice precoce e ao tortuoso caminho de esconder os sonhos. Dói demais, não faça. Isso eu chamo de Grandiosidade.

Quando me amei de verdade, desisti de querer ter sempre razão e, com isso, errei muito menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.

Em primeiro lugar humildade não existe. A humildade é uma forma travestida de vaidade ao contrário. Tirando um exemplo histórico apenas que chamamos de Cristo. Toda a outra humildade tem objetivo no reconhecimento pelos outros da pessoa como "humilde" ou a concretização de grandes atos. Não existe humildade sem ninguém para reconhecê-la, não se pode ser humilde sozinho. Gandhi fez o que fez para que a Índia conseguisse sua independência em 1947. Buda criou toda uma forma de pensar e exigia, quando vivo, reverência pela sua sapiência. A humildade verdadeira de nada serve neste mundo real e não existe per se. Ela é uma concha de vaidade ou incapacidade. Isso não quer dizer que eu defenda a soberba. Nem tanto ao céu nem, tanto à terra. Querer ter razão sempre não é poder ou dever ter razão sempre mas é saber que se busca melhorar cada dia, cada pensamento. Isso, humildade, eu chamo de Retórica ...

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o Futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.

Já dizia o cientista###: "O tempo não existe justamente por nunca estarmos no presente. Presente é uma intersecção de equações que existe apenas no caderno porque já passou." É, tudo é relativo. O passado é o seu maior elo com o mundo e o futuro a sua melhor estrada com o céu. Compreender o que se passou e projetar o que ainda vem pode não ser regra mas alivia muitas das injustiças do mundo e das surpresas do destino. Torna a vida palatável. Um Filósofo grego####: "Conhece-te a ti mesmo". E isso só se faz revivendo o passado e entendendo como algo que nos é de responsabilidade. Isso eu chamo de Evolução.

Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar.
Mas quando eu a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é.... Saber viver!!!

As frases finais mais parecem um panfleto doutrinário e poderiam vir em qualquer lugar escritas:
"Epitáfio de Dolores Cruz e Anjo (1845-1899) - Saudades de ti, querida mãe e esposa e saiba que
Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando eu a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada. Tudo isso é.... Saber viver! hoje ainda sinto a sua falta."


Desculpem-me mas eu não compro pela embalagem ...


*Mário Quintana
**José Hernandez - Martim Fierro
***Toquinho - Turbilhão
****Cat Stevens - Father and Son
#Aldir Blanc - Coração Pirata
##Eleannor Roosevelt - Em discurso em 1935
###Albert Einstein
####Sócrates

4 comentários:

Miguel disse...

Pensei que tu irias ficar chateado. Isso que fiz é muito bruto, principalmente porque o cara que escreveu o texto não está aqui para se defender. Alguém se habilita a defendê-lo??

Anônimo disse...

Não há nada de bruto em fazer comparações... elas sempre são necessárias desde que vc tb aceite qdo as idéias rebatidas forem as suas.

Miguel disse...

Sábias palavras. Tem algo a acrescentar nas minhas? ehehehe

cynthia disse...

pq não encontrei esse blog antes? estou adorando...