sábado, fevereiro 04, 2006

"Olhai os delírios do campus"

Cogumelos, o sonho dos gourmets e de alguns toxicômanos. Parecem inofensivos mas na realidade são muito perigosos. As espécies conhecidas como "Anjo da Morte" (Amanita phalloides) ou o "Chapéu da morte" (Amanita virosa) podem matar dentro de uma semana, depois de dois dias sem nenhuma sintomatologia. As espécies Gyromitra esculenta e Gyromitra gigas têm taxas de mortalidade menores (entre 2 e 4%) mas em compensação teu fígado dá adeus a esse mundo. Os Cortinarius orellanus causam morte de até 15% e se você for consumir com mais seis amigos, pela estatística, alguém sobrevive. Legal, tipo roleta russa ecológica.
A espécie Amanita muscaria é a loucura dos malucos. Causa alucinações, euforia e todo tipo de demência momentânea podendo chegar a coma de até 12 horas. Mortes são raras, quase todas com acidentes de carros.
Os Psilocybes cubensis, Psilocybes mexicana e Conocybe cianopus são a Coca-cola do mundo deles. Usados em rituais religiosos primitivos provocam semelhante sensação à intoxicação por álcool. Os efeitos passam em duas horas. Não é aconselhável a ingestão de álcool conjuntamente, o último que tentou pensou ser um cogumelo assassino e saiu atropelando gatos na rua. Confundiu um poste com um gato e morreu.
Tem também os cogumelos pega-trouxa. São aqueles que não dão nada além de caganeira. Clorophyllum molybdites, Entoloma livdum, Trycholoma pardum, Verpa bohemica, etc. Se você comer um desses é bom comprar suprimento extra de papel higiênico e um creminho. Um creminho é indispensável ...
Estou tentando saber quais os que surgiram na louça que está na pia. Estou com medo de comer e me dar mal. Definitivamente preciso de um lança-chamas e louça nova.

6 comentários:

Miguel disse...

Acho que vou fazer um strogonoff com "champignon" ... alguém se habilita??

Tahiane Stochero disse...

acho melhor tu lavares a louça primeiro..... :)

Anônimo disse...

Depois de toda essa descrição cogumelítica, tenho a impressão de que vc andou comendo o Amanita muscaria sem saber...

Miguel disse...

lavar a louça? o que ser isso?

Miguel disse...

pq logo o amanita?

Filho disse...

Nasceu um bocado dessas porcarias aqui no meu canteiro. Porcarias porque num mundo com incontáveis coisas deliciosas e saudáveis, outras nem tão saudáveis mas igualmente deliciosas pra se degustar, pra que bobônica eu vou comer essa merda, que se não me matar eu vou, ou cagar até as tripas, ou ver lobisomem,ou perder meu figado ou rim, ou ser preso?? Só se eu fosse um completo imbecil que tenta argumentar com merda pra tentar justificar sua imbecilidade.