sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Deus ex Machina

Aparentemente as ambigüidades da vida são insondáveis. Inúmeras são as tentativas de entender "a vida como ela é", maiores ainda são os fracassos. Apenas o que podemos é representar de uma forma verossímel e lógica para nós aquilo que nos é apresentado em uma storyline real.
Entretanto, como um diretor que não faz o filme todo e não tem conhecimento do roteiro, tudo parece ainda estar meio desfocado, meio ininteligível. Hoje diríamos que o destino a Deus pertence. A um mês brigaria de foice com o autor desta frase, mas não hoje. Sou forçado a acreditar que nosso grande Shakespeare estava certo. "Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia."
Conversando com meu padrinho contei-lhe, como se ele não soubesse, as agruras que estavam a me acometer por ciclos cuja intermitência estava por destruir-me. Ele, como se impassível ante tudo, me disse:

O padrinho - Uma vez um goleador do Grêmio perdeu um gol na cara do goleiro numa final. Foi tão escandaloso que um repórter de campo, ao terminar, o primeiro tempo interpelou o jogador:
- Como perdeste aquele gol? O jogador muito religioso respondeu
- Deus deve estar guardando algo melhor para mim ...

Meu padrinho falou esta frase e disse para eu guardá-la. Como o fundo da esperança é o mágico, o místico e o quase impossível. Estava valendo tudo, até conselhos de auto-ajuda.
Um anjo loiro, lindo, sorridente me apareceu. Foi como se as coisas de repente tomassem vida, gozassem de um princípio simples - "vão dar certo" - foi como água em seis meses de deserto.
Num primeiro momento pensei que fosse um estado de espírito. Uma certa aceitação tácita e muito mais psicológica de que as coisas mudaram. Isso seria exclusivamente circunscrito a mim e, por essa teoria, não poderia afetar a mais ninguém.
Errado eu estava. A maré está virando. Lenta e prodigiosamente, o anjo, como que por encantos que só os anjos conseguem, realmente modificou algo. Não dentro apenas nem fora somente. Indízivel. Insondável.
"Obrigado vida, daqui sigo eu, ainda que sozinho. Enquanto ao fundo alguém grita. Beba com moderação."

4 comentários:

Anônimo disse...

Não perca as esperanças... um dia a gente (eu e vc) se encontra e nunca mais veremos miragens pelo nosso caminho...

Miguel disse...

uau ... straight to the middle ...

Miguel disse...

choro de solidão incontido o meu ...

Anônimo disse...

Eu tô ouvindo uma voz ao fundo gritando:
-Embriague-se!
Não sei se sóbria ou bêbada serei mais "eu". Devo experimentar...