quarta-feira, setembro 27, 2006

Das coisas da vida

Eu tenho achado doce o gosto da desilusão. Pode parecer estranho mas é estritamente verídico. Não falo de desilusões amorosas, nem qualquer outra de tipo pueril, mas desilusão no profundo de seu significado. Renego toda e qualquer filosofia piegas de auto-ajuda que procura reafirmar o velho e batido ditado de que tudo tem seu lado bom. Não tem e pronto! Acostumemo-nos. Desilusão é desilusão, cest finit. Não é porta para nada melhor. Não é momento para introspecção. Não é espaço para aprendizado. Não é nem mesmo digno de esquecimento. Desilusão é natural. Como natural também é a tristeza, a solidão, a dor de dente, a fome, a remela e a própria morte. Simples ou complexas, as coisas são naturais. Simplesmente naturais. Como bosta de vaca. Se mexer fede, se deixar endurece e não incomoda.
Taí, conclusão in extremis: desilusão é bosta de vaca. Pensado nesse exato momento. Lembre-se apenas de que a vaca não é você, tampouco, in casu, a merda.
Assim, a constatação mais clara é: "E daí que a vaca cagou?". Não sendo em mim, e desilusão nunca tem como sujeito o desiludido, dane-se o cheiro. Acho que, por isso, a sábia língua portuguesa colocou o verbo desiludir como intransitivo. Segunda conclusão da noite: bosta de vaca é intransitivo. Tão genial quanto a primeira, diga-se de passagem.
Apenas agora me dei conta de que fica estranho fechar as pontas: Bosta de vaca tem gosto doce.
Paciência, lembre-se: é natural.

5 comentários:

Anônimo disse...

a tua lógica de pensamento é quase igual a minha... tb já concluí q as coisas são pq são, não precisam de rodeios para serem explicadas ou entendidas... só discordo na questão do esquecimento. A gente sempre se desilude mais uma vez pq esquecemos como foi da vez passada!
bjossss

Anônimo disse...

Desilusão e decepção causam danos irreparáveis...não consigo ver como algo doce. Podem até nos ajudar a crescer, mas machucam e dependendo do estrago jamais conseguimos fazer com que a ferida cicatrize.

Anônimo disse...

nossa! as coisas nao sao pq sao. tem logica, sentido, proposito de ser...
acho q vc, miguel tomou cha de cogumelo(daquele texto antigo, lembra?) antes de escrever este texto!rsrs...
abraços...
P. Sophia

Miguel disse...

Valeu Gercy ...
Gi meu amor aprendi que nada é irreversível, ou melhor, quase nada ...
Doutora P. Sophia lógica? Sentido? Propósito? Me diga em que planeta vives, talvez eu possa ir visitar e, quem sabe, aprender.
Beijos gente ...

Anônimo disse...

hum... To vivendo num mundo em q vejo sombra das luzes, e luzes por detras das sombras.
Bom, exemplo: meu amigo desiludiu-se, um caso amoroso.. desilusao "das braba"...(lado ruim) entao veio aki em casa, eu dei um colinho p/ ele, tadinho(lado bom)...sentiu-se muito bem.
rsrs.........
bjs
Sophia